Goku, Kung Fu, Kung Fut, Tai Chi, Qi Gong e Acupuntura

Oi, eu sou o Tiago!

Utilizarei o Blog para divulgar conhecimentos e informações sobre os assuntos do título desta postagem. Discorreremos hoje sobre a escola e o que oferecemos.

Goku é o nome que escolhi para minha escola de artes marciais.

Este nome representa muito para mim. É o nome do meu herói favorito nos quadrinho, inspirado numa antiga lenda chinesa, a lenda do Rei Macaco - Sun Wukong 孫悟空 de "Jornada ao Oeste" 西遊記, que no japonês se traduz por Son Goku. É uma das especialidades da escola o bastão do macaco, representação técnica do estilo do Grande Mago Divino Qítiān Dàshèng 齊天大聖 (um dos nomes que também é reconhecido o Rei Macaco).

Sun Wukong


Ensino técnicas de vários estilos de Kung Fu

- Louva a Deus
- Tigre (Hung Gar)
- Macaco
- Garça
- Serpente,
- Choy lay fut,
Xin Yi Liu He Quan (praticado pelo meu querido Sigong Ma Tong Hua)
- Chinna
Tai Chi Chuan 太極拳
- Shuai Jiao 摔角
Qigong 氣功
 - Wing Chun 詠春拳 (técnica de Ip Man, Mestre de Kung Fu de Bruce Lee)

- Isso faz de nossa escola, como escrevi no livro "Kung Fu Contemporâneo", uma escola de Kung Fu Tradicional com método moderno, que utiliza de métodos tecnológicos como vídeos de internet, DVDs, livros e tudo mais que for fonte de informação para nos aprimorar nos diversos ramos de conhecimento que convergem para nossa evolução, como Medicina, Fisiatria, Psicologia, Física, Cinesiologia, Teologia, Teatro, Dança, Música, Ufologia, Medicina Chinesa... tudo que trará evolução técnica, filosófica e espiritual. 

Me descrevo como um "Cientista Marcial". Porquanto entendo que meu estilo de pensamento e prática sobre as artes marciais é focado na eliminação do oponente com a menor quantidade de movimentos a exemplo do que se estuda muito no Krav Maga, por exemplo. 

Como Bruce Lee ensinou: "Não me apego a formas". Ou seja, não acredito que apenas a reprodução do movimento seja útil para utilização da técnica, tem que entender o movimento, se não ele é vazio, como uma parede de gesso ou uma árvore morta. 

Obviamente a repetição é fundamental para o aperfeiçoamento técnico, como é em qualquer esporte de alto rendimento, mas tenha o foco correto e saiba o que está fazendo, do contrário, mesmo repetindo milhões o resultado será nulo. Também adoro as "Artes Marciais", principalmente no que diz respeito a filosofia. Resumindo, as Artes Marciais compreende a parte "humana" e as Ciências Marciais compreende a parte "biológico-exata".

Mestre

É muito comum em escolas tradicionais que os alunos sigam piamente o Mestre, pois este é como um pai para os alunos, mas... isso não quer dizer que ele saiba tudo e nem que seria impossível você aprender sem ele. Eu também não sei tudo e sei que nunca saberei tudo. São infinitos os ramos de estudo e não haveria tempo útil na vida para que eu estudasse todos os temas existentes. Mas como adoro estudar e me divertir, escolhi alguns temas para dedicar com carinho na minha vida, como o Futebol, as Artes Marciais, a Medicina Chinesa e tudo que me trará melhorias para essas áreas. É isso que ensino meus alunos, a sempre questionar, sempre buscar melhorias, sempre pensar! Ensino eles a pensar. Pense! Pensando bem... esse pensamento é interessante. Pois se assume todas as verdades do seu Mestre sem questionar, você se torna um fantoche. Não quero fazer de nossas crianças fantoches. Não quero apenas "seguidores"... isso só infla o ego e nada traz à sociedade. Quero pensadores!

Sou eclético e adoro novos conhecimentos, já trabalhei com Mercado Financeiro, sou um estudioso assíduo das ciências econômicas e políticas, fui até mesmo candidato a Vereador em São Paulo. Por isso sempre busco maneiras de ser mais sábio, mais forte, mais flexível, mais humilde, mais humano...

No Taekwondo, aprendemos muitos chutes, na Capoeira o gingado brasileiro, no Karatê a disciplina, a base, os movimentos retilíneos, no Judô as melhores projeções, no Jiu Jitsu a melhor luta no chão, do Muay Tay o calejamento, no Tai Chi o movimento, no Aikido a harmonia. Todos temos o que aprender e algo a contribuir.

Concluindo: se quiser uma escola tradicional, com o "Mestre da montanha" que sabe as verdades sobre a vida... essa escola não somos nós. Mas se quiser um lugar onde dividimos nossos conhecimentos, onde você aprende comigo e eu aprendo com você (toda interação gera experiência), com certezas seremos importante um na vida do outro, sem que eu mande em você. Não te ensino a estrada a seguir, apenas ajudo você saber onde quer chegar... ai o caminho é seu, é você quem escolhe.

Quanto tempo para se tornar um faixa preta?

Depende de quanto tempo você se dedica para ser um.

Se você vier treinar duas vezes por semana e fizer uma aula de uma hora, você demorará X. Se treinar uma vez por semana, talvez demore 3X. Se treinar 5 vezes por semana e ainda praticar em casa, talvez demore 1/10X. Cada um é único e se dedica o quanto quer por seus sonhos. Por isso muitas vezes alguém com 5 anos de treino é bastante superior a alguém com 20 anos de treino, por conta da intensidade e da dedicação.

Fico à disposição para demais esclarecimentos.

Um abraço!



Shifu Tiago Russo Panariello 👽🙉😎

Escola Goku Artes Marciais

Facebook: facebook.com/gokuartesmarciais

YouTube: YouTube.com/c/GokuArtesMarciais

Instagram: instagram.com/gokuartesmarciais

Blog: gokuartesmarciais.blogspot.com

Livro Kung Fu Contemporâneo: https://amzn.to/3aCf3ZM

Website: gokuartesmarciais.wixsite.com/kungfu

E-mail: gokuartesmarciais@gmail.com

Curso de formação em Wing Chun / Ving Tsun 詠春拳 1/8: https://go.hotmart.com/U36955817N


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os animais e as artes marciais

Sai 釵 "Garfo"

Wing Chun - Movimentação