Arte Marcial - Respiração - Fisiologia da Respiração


A vida começa com uma inspiração  e termina com uma última expiração  e no decorrer de toda a nossa jornada pela vida convivemos com nossa respiração. Na maior parte do tempo nem percebendo como está nosso ritmo respiratório e raras vezes nos damos conta de que estamos respirando. Também não percebemos a importância desse ato para a manutenção da vida que é fundamental, pois alguns minutos sem respirar nos levam a morte. A ciência moderna nos alerta da importância de uma respiração saudável para o tratamento e prevenção de várias doenças, tais como: diminuição da ansiedade, depressão, melhora da dor crônica, distúrbios alimentares, insônia, aumento da  imunidade, aumento da concentração e até mesmo no controle da pressão arterial. Até mesmo atiradores esportivos usam desse método para melhorar a performance no esporte.

Muitas escolas filosóficas e iniciáticas da antiguidade tinham como parte dos seus ensinamentos exercícios respiratórios para promoção de saúde, tratamento de moléstias e para fins de evolução espiritual. Escolas antigas de yoga, kung fu, chi kung, tai chi chuan, artes maricias em geral, até hoje gastam tempo e enfatizam a importância desses exercícios respiratórios.

Associado ao ato de respirar, outra coisa está no ar para nutrir a nossa vitalidade. Desde tempos antigos essa energia é conhecida como  prâna e sua prática respiratória de prânâyâma. Segundo o glossário teosófico, prânâyâma é um termo sânscrito composto de “prâna”, que significa respiração, alento, energia vital e de “âyâma”, que significa extensão, longitude ou expansão. Ou seja, a expansão do alento. Algo semelhante é ensinado entre os chineses com o nome de chi e os japoneses com o nome de ki.

Para entender melhor esta ciência, vamos começar pela fisiologia da respiração.



FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO

O objetivo principal da respiração é fazer a troca gasosa dentro dos nossos pulmões, onde eu inspiro o oxigênio que está no ar (em torno de 21% do ar ambiente) e expiro gás carbônico . O oxigênio é utilizado pelas células para a realização da respiração celular, o processo no qual a célula produz energia. Todo o mecanismo para que o oxigênio entre e o gás carbônico saia dos pulmões chama-se ventilação pulmonar.

Para que isso aconteça o ar entra em nossas narinas, onde ocorre um processo de aquecimento, filtração  e umidificação. Passando pelas fossas nasais o ar é direcionado para a faringe e laringe (onde se encontram as cordas vocais) entrando na traqueia (região do pescoço). A traquéia divide-se em brônquios direito e esquerdo , cada um levando o ar a seu respectivo pulmão. Cada brônquio vai se dividindo, ou se ramificando em vários blonquíolos cada vês menores até chegar a uma região do pulmão chamada de alvéolo pulmonar (cerca de 300 milhões em cada pulmão). O alvéolo é como se fosse um recipiente com uma membrana muito fina conectada a um capilar sanguíneo (vaso sanguíneo muito pequeno), e é nesse lugar onde ocorre a troca gasosa (hematose). Depois que o ar passa por todo esse caminho, através de uma diferença de pressão entre os gazes, o oxigênio sai do alvéolo (que está rico em oxigênio na inspiração) e entra no capilar sanguíneo (que está rico em gás carbônico ). O gás cabônico sai do capilar sanguíneo e entra no alvéolo.  Nesse momento o capilar fica mais “oxigenado” e o alvéolo fica menos “oxigenado” e cheio de gás carbônico. Então começa o caminho inverso de todo esse processo chamado de expiração. O gás carbônico passa do capilar sanguíneo para o alvéolo, depois para os bronquíolos, brônquios, brônquios (direito e esquerdo), traquéia, larínge, fossas nasais e sai pelas narinas.

O sangue oxigenado dentro dos capilares sanguíneos (nos pulmões), vai direto para o coração e este, como função de bombear o sangue para todo o corpo, distribui o sangue agora oxigenado para todo o corpo. Após as células do corpo utilizarem o oxigênio para a produção de energia (respiração celular), o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico volta para o pulmão através dos capilares pulmonares e inicia novo processo de troca gasosa.


Por Dr. Leonardo Spolaor

Machida Virtual Dojo

Karate Ni Sente Nashi - Shihan Yoshizo Machida

Livro "O Código do Dragão" - Lyoto Sensei

Livro "Kung Fu Contemporâneo" - Shifu Tiago

Livro "O Motivador da vida" - Shi Gung Ma Tong Hua

Website: gokuartesmarciais.wixsite.com/kungfu

E-mail: gokuartesmarciais@gmail.com

Curso de formação em Wing Chun / Ving Tsun 詠春拳 1/8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os animais e as artes marciais

Sai 釵 "Garfo"

Wing Chun - Movimentação